E o tempo não pára


Essa semana tem sido um tanto que corrida para mim. A demanda é grande, e a oferta de tempo pequena.

O dia deveria ter mais de 24 horas, ouvi certa vez. Não precisa tanto também. O problema, muitas vezes, não é o tempo que dispomos por dia, mas sim o volume de coisas a serem feitas nele, que não param de crescer.

É a dinâmica da vida, que a torna, paradoxalmente, mais interessante...


..............................................................................................


Eita vida!


A Semana Santa vem se aproximando, e com ela aumenta a demanda por peixes e mariscos. Como de praxe, os preços vão lá pra cima, e o pobre do cidadão cada vez mais lá pra baixo. É o resultado da “lei” mais elementar de economia, a da oferta e da procura. Passada a Semana Santa as coisas, isto é, os preços voltam a se normalizar.

Para não ser injusto com os pescadores, que à medida que se divertem fazendo o que gosta, também sofrem, porque ralam pra caramba até consegui pegar um peixe no mar, eles são os que menos ganham com o comércio de peixes. Quem mais se dar bem nessa estória/história são os atravessadores.

Nessa época do ano, eles ganham “rios” de dinheiro. Mas, ressalte-se, o insuficiente para enriquecer.

O certo, porém, é que eles praticamente triplicam o valor da mercadoria, quando vendida ao comerciante. Esse, repassa a “bomba” ao consumidor final; eu e você.

No final, quem menos ganha, em termos financeiros, é o pobre do pescador.

Ou você pensava que era eu e você?

Eita vida!

..............................................................................................


Vale à pena conferir!


Falando nisso, a cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, já começou seus preparativos para a Semana Santa. Além da procissão de Ramos, que atrai uma multidão pelas ruas da cidade no domingo que antecede o feriado da Semana Santa, há a Paixão de Cristo, evento já consolidado na cidade.

A representação teatral ocorre em dois pontos da cidade. Na Praça da Matriz, no centro, e no bairro de Itinga, no Largo do Caranguejo. A encenação, que reconstitui a morte e a ressurreição de Cristo, tanto em Itinga como no centro de Lauro atrai milhares de pessoas do estado da Bahia.

A apresentação do centro comemora dez anos, e é dirigida por Duzinho Nery. A de Itinga é dirigida pela Pastoral da Juventude, e esse ano comemora 12 anos de representação ao ar livre. A apresentação da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas começou nesta quinta-feira (13/03), e termina no domingo (16/03). Enquanto a da Itinga começa na sexta-feira Santa (21/03) e termina no domingo de Páscoa (23/03).

A primeira apresentação, a de Lauro, foge ao convencional. A representação tradicional. Ela mescla aspectos culturais contemporâneos, como o samba reggae baiano e o hip hop à brasileira, e incorpora no seu enredo problemas sociais da atualidade, como o uso de drogas e o aumento da criminalidade entre os jovens.

Enquanto a de Itinga segue o tom tradicional da encenação. Foca o lado religioso, sem perder de vista questões atuais de nossa sociedade. Porém, essas questões somente são pontuadas após a missa, que é celebrada pelo Padre Miguel.

Tanto uma como a outra Apresentação da Paixão de Cristo, contudo, são dignas de aplausos e da presença do público. O que confirma o sucesso de crítica e de público que os dois eventos ganha a cada ano. Vale à pena conferir!

..............................................................................................

Minas e Bahia


Um desafio foi colocado para mim essa semana. Aliás, não só para mim. Compartilhei-o com Ana Fontes.

A proposta, aceita por mim e por Ana, é que façamos um texto, cada, falando de nossos estados, o meu, a Bahia, e o dela, Minas Gerais. Vamos abordar, em nossos blogs, questões peculiares a nossos estados.

Aliás, não só isso. Minas e Bahia têm muita coisa em comum, que ultrapassa a fronteira da música e do futebol, para citar dois exemplos clássicos. O leitor do Exclamações! poderá acompanhar os textos aqui, e lá, no blog de Ana, Devoceseiquasenada.

Ana, contudo, pede paciência. Ela quer escrever a respeito quando estiver inspirada. O que me confessou já estar.

Prometo a partir da próxima semana começar a escrever, falando da Bahia, para os mineiros, e das impressões que tenho de Minas. Aguardem!

E fique atento...!

Para ter acesso ao blog de Ana, clique aqui.

2 comentários:

Heber disse...

huauhauhahua o peixe lá pra cima, e o cidadão lá pra baixo! uhahuahauha mt bom isso!

O motivo todo mundo já conhece: o de cima sobe, e o de baixo: desce!

[]´s

Ana Fontes disse...

E já começou outra semana!
Ai meu Deus! :)
Bora trabalhar?!
Bjs!