Um bilhão de pessoas sofre com falta d’água


A falta de água limpa atinge um bilhão de pessoas, aponta relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado em março do ano passado. Este número, segundo alerta a OMS, deverá dobrar, até 2025, quando dois terços da população poderá estar sofrendo com problemas ligados a escassez de água limpa no planeta.

Ainda de acordo com a OMS, atualmente 2,6 bilhões de pessoas vivem em locais sem condições básicas de saneamento. Esse número corresponde à metade da população dos países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil.

Todos os anos 1,6 milhões de pessoas morrem por problemas relacionados à falta de acesso água adequada ao consumo humano. As maiores vítimas dessa tragédia, segundo a OMS, são as crianças menores de cinco anos, sobretudo de países pobres. Elas respondem por 90% dos casos.

Contudo, muitas doenças poderiam ser prevenidas com o uso de conhecimentos e tecnologias que existem há décadas. A água contaminada pode causar doenças como febre tifóide, cólera, malaria, dengue e febre hemorrágica, alerta a Organização Mundial de Saúde.

As mudanças climáticas, ainda de acordo com a OMS, podem piorar ainda mais a situação, ao aumentar os períodos de seca, alterar os padrões de chuvas e derreter ainda mais as geleiras do hemisfério sul.

0 comentários: