A Terra Prometida

Muitas vezes vi algumas pessoas criticando o Brasil, como se tivesse vergonha de aqui morar. Assim, diziam elas, “vou embora daqui”, “não agüento mais esse país”, “que lugar atrasado, tenho que sair daqui”, e coisas do tipo.

A revolta dessas pessoas, e certamente de outras mais, deve estar relacionada a problemas políticos, econômicos e sociais. Na ordem; corrupção, pobreza, violência. Que, como sabemos, já fazem parte de nossa vida cotidiana.

E já estamos até acostumados com tudo isso – por incrível que pareça. Tanto assim que, ao invés de encararmos os fatos de frente, não, damos às costas para eles, como se, de repente, não existissem. Aí, qual o mecanismo de defesa que utilizamos? O de criticar o país onde moramos.

Mais; dizer que daqui vamos embora. Não voltaremos mais. Etc.

Uma viagem, de vez em quando, para o exterior, é muito bom, sobretudo do ponto de vista cultural. E ninguém questiona isso, que fique claro. É certo dizer também que muitos países lá fora acabam por oferecer maiores oportunidades do que o Brasil, que ainda continua a ser a tão sonhada “terra prometida”.

Talvez estejam aqui os dois principais fundamentos, e argumentos, para que alguns brasileiros continuem a cuspi no “prato” que um dia “comeram”.

Muitos, contudo, quando passam a morar fora, sentem saudades do Brasil. De tudo de bom que nós temos, que superam, aliás, e muito, às coisas desagradáveis que insistem em nos acompanhar. Sentem falta das frutas e da culinária brasileira. Do calor humano brasileiro. Do sol tropical. Das nossas riquezas e belezas naturais.

A maioria, certamente, quer retornar. Alguns, depois de anos de labuta, voltarão à terra tupiniquim. Outros, talvez não queiram nem voltar, ou até querem, mas tem medo de voltar e não manter o padrão de vida conquistado lá fora. (Àqueles que conquistaram, né?!).

Quando há uma dessas festas no exterior promovida para brasileiros, a exemplo daquela que acontece anualmente em Nova Iorque, sente-se, ainda que pela televisão, o quanto eles morrem de saudades daqui. Muitas saudades.

Certamente queriam voltar. Até acho que deveriam retornar ao Brasil e se unir aos demais que continuam a lutar por um país mais justo, igualitário nas oportunidades para os teus filhos e muito mais harmônico. Porque somente com o trabalho, a união, a justiça e a educação poderemos ajudar o Brasil a se tornar “a terra prometida” dos nossos sonhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil é o paraíso na terra e nós, brasileiros, não damos valor, às vezes é preciso ir para fora pra sentir saudades e vê como o Brasil era bom.

Tenho vontade de morar fora, pela experiencia, entretanto a minha Pátria AMADA E IDOLATRADA é o meu Brasil é aqui que quero trabalhar, ajudar e lutar pra que seja a cada dia um país melhor!!

Parabéns pelo texto! Viva o Brasil.

Daniel Ferreira disse...

Obrigado, Rebeca!

Parabéns pela sua garra e vontade de contribuir com a construção de um país mais justo para com os teus filhos..

E que viva ao Brasil! E a nós brasileiros!