Água contaminada mata 200 crianças por hora


Água contaminada mata 200 crianças por hora, denuncia a ONU. Doenças provocadas por falta de água propícia ao consumo humano, como a diarréia, matam mais do que a malária e a AIDS juntas, sinaliza o relatório divulgado em 2006, pelo Programa das Nações Unidas. No Brasil, contudo, a situação é amena. 90% da população têm acesso à água potável. Na coleta de esgoto, somente 75% dos resíduos são coletados e tratados no Brasil.

O estudo, Além da Escassez; Poder, Pobreza e a Crise Mundial do Fornecimento de Água, aponta que vários casos de doenças e mortes poderiam ser evitadas caso houvesse o fornecimento adequado de água e saneamento. Ainda de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas, anualmente 1,8 milhões de crianças morrem vitimas de diarréia, e 443 milhões faltam à aula por doenças causadas pelo consumo de água não tratada para o consumo humano.

A pesquisa do PNUD, afirma ainda que o Brasil tem um bom índice de acesso a água potável. Isso coloca o Brasil próximo dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano, a exemplo da Coréia do Sul (92%) e Cuba (91%).

0 comentários: