Sebastião Salgado; “Eu Confio no Lula”



Sebastião Ribeiro Salgado é o mais renomado fotografo brasileiro. Seu trabalho é reconhecido mundialmente, sobretudo por sua sensibilidade no fotografar.

A leitura que Sebastião faz, por meio das lentes, do cotidiano das pessoas, por onde passa, comove. É real. Sensível. Nunca, talvez, um recorte da realidade tenha sido tão verdadeiro, belo e, paradoxalmente, trágico, como as fotografias captadas pelas lentes de Sebastião Salgado.

Brasileiro, nascido na Micro região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, logo cedo Sebastião Salgado teve que sair do Brasil. O período era de efervescência política, onde os militares reprimiam e perseguiam militantes de esquerda. Logo, foi exilado. Embarcou para a França, acompanhado da mulher, onde até hoje mantém residência.

Formado em economia pela USP, Sebastião trocou a economia pela arte do fotografar. Em 1973, começou a fotografar com a máquina emprestada de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, durante uma viagem à África. Dali, já sabia o que queria. Fotografar. Registrar o cotidiano, a vida das pessoas mais pobres. E foram vários trabalhos. Todos reconhecidos pela critica. Entre eles Outras Américas. Fome no Sahel. Trabalhadores.

Sebastião Salgado foi entrevistado pelo jornalista Fernando Eichenberg, em Paris. A entrevista, que vale a pena ser lida, foi publicada nesta segunda-feira (10/03) no Terra Magazine.

Confira na íntegra a entrevista. Clique aqui.

0 comentários: