Novo visual


O Exclamações! mudou de visual. Agora mais leve, ele visa facilitar a leitura do internauta que acessa o nosso blog.

Além disso, agregamos ao Exclamações! mais duas ferramentas, que terão como finalidade registrar a quantidade de acessos diários ao blog. Mais; dizer-nos de onde veio e como chegou ao nosso blog o internauta.

Clicando no link que fica abaixo do título Já passaram pelo exclamações!”, localizado no canto superior direito da tela, o internauta poderá ter acesso aos dados de maneira detalhada.

A mudança no Layout ocorreu depois de realizadas algumas consultas às pessoas que acessam o Exclamações!. Antes, ouvi algumas “queixas” quanto ao layout anterior. Diziam alguns dos leitores do nosso blog, que ele dificultava a leitura, que tornava o blog pesado.

Particularmente, sempre gostei do layout anterior. Avaliava que ele tinha mais a ver com o blog, que havia caído como uma luva nele. Apesar, contudo, de também achar que a leitura se tornava cansativa com o fundo preto à tela.

Além das mudanças acima comentadas, outros componentes foram integrados ao Exclamações!. No canto superior direto da tela, há um campo de busca. O leitor do blog poderá pesquisar os textos que já foram publicados no Exclamações!. Para isso, basta digitar o título do texto publicado para que a busca tenha êxito.

O Exclamações! apresenta agora o feed, que tem como finalidade está informando ao internauta cadastrado quando da atualização do Exclamações! Seria algo próximo a um newsletter. Talvez - me arriscaria em dizer - até melhor.

Na internet, o Wikipédia assim define o termo Feed; “Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos publicados e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o ‘assinante’ do feed poderá ler imediatamente”. Melhor definiu a enciclopédia virtual para o leitor que quiser ter acesso instantâneo quando algum conteúdo for publicado no Exclamações!

Clique aqui e veja como é melhor a leitura dos textos do blog pelo feed.

Um problema no novo layout do blog até hoje, entretanto, me intriga. A configuração, como bem observou Ana Fontes, “ta meio maluca”. Até hoje não consegui compreender por que o dia da semana, que aparece escrito no canto superior esquerdo do blog, fica por cima do título do texto publicado. Ou seja, encobre o título do texto, impedindo, assim, a leitura do mesmo.

Tanto eu, como Yuri Almeida, não conseguimos entender por que isso acontece até agora. Aliás, foi Yuri quem me ajudou nessa nova configuração, quando estive em sua casa na sexta-feira para reunião de “negócios”.

Espero, contudo, que esse pequeno problema não perdure por muito tempo. Afinal, trabalhamos para tornar as coisas mais fáceis ao leitor de Exclamações!

Por sinal, em enquête realizada em nosso blog recentemente, os internautas solicitaram que os textos publicados no Exclamações! fossem mais objetivos, isto é, diretos. Isto porque, segundo eles, estou escrevendo demais, além da conta, e, como se sabe, não há muito tempo para que todos possam, em seu dia-a-dia, ler textos muitos longos...

Prometo ser mais objetivo, portanto, em meus textos daqui por diante.

Aliás, quero registrar que, em princípio, fui resistente à idéia de mudar o layout do Exclamações!. Gostava do layout anterior - confesso. Mas se é para o bem do blog e, em conseqüência, de todos os leitores que o acessam diariamente, que seja bem vinda às mudanças.

E que os internautas continuem contribuindo com o processo de aperfeiçoamento do Exclamações!

Conto com vocês!

Um forte abraço,
Daniel Ferreira.

1 comentários:

Ana Fontes disse...

Dan! Podexá!
Também passo por aqui várias vezes!
:)