Vista das praias do Porto e Farol da Barra na Capital baiana, Salvador.

Um pouco da Bahia

No detalhe, o Plano Inclinado. Ao fundo a Baía de Todos os Santos.



Estado que mais faz divisa com outras unidades da federação - ao todo são com 8 estados -, a Bahia é o mais rico de todos os estados do nordeste. Em termos territoriais ocupa uma extensa área, calculada em 567.692,669 quilômetros quadrados.

Foi aqui, em 1500, que o Brasil, enquanto nação, começou a nascer. Nessa época, conta os registros históricos, só habitavam nossas terras os índios. Observados com certa desconfiança, os portugueses aportaram com suas naus no litoral sul do estado, precisamente em Porto Seguro, trazendo para aqui uma nova civilização.

Rica em acontecimentos históricos, a Capital da Bahia, Salvador, é a cidade que registra a maior concentração populacional de negros fora da África. Algo em torno de 80% da população da Capital da Boa Terra se declara afrodescendente.

A Bahia é rica, sobretudo, por sua diversidade cultural e natural. Dos 7.367 km de litoral que o Brasil possui, por exemplo, boa parte está na Bahia. O estado baiano possui a mais extensa costa litorânea do Brasil. São, exatamente, 922 km do mais belo e puro litoral.
Vista áerea do litoral baiano.

Nele, praias famosas, como a Praia do Forte, Guarajuba, Costa do Sauipe, Mangue Seco, Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, todas no litoral norte. Mais; Itapoan, Ondina, Rio Vermelho, Porto da Barra, Ribeira, Piatã, Amaralina, Praias do Flamengo em Salvador.

Acima, praia do Araripe, no Reconcâvo baiano.


Por ter uma faixa litorânea extensa, a Bahia criou as “zonas turísticas”. Elas foram divididas em Costa do Dendê, Costa da Baleia, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento e Costa dos Coqueiros.


Na foto, pôr do sol na Baía de Camamu (Costa do Dendê).


Além de ter um mar de aventuras, alegria e deslumbramentos a oferecer aos visitantes e aos seus moradores, a Bahia possui as maiores Baías do Brasil. A primeira maior baía do Brasil é a de Todos os Santos, localizada em Salvador. A terceira maior Baía de nosso país, também fica na Bahia, é a Baía de Camamu, no sul do estado.

Ao turista, a Bahia ainda tem muito a oferecer. Do ponto de vista da “exploração” de seu território, o visitante ainda é presenteado com a bela Chapada Diamantina. Mucugê, Lençóis e Rio das Contas, cidades que fazem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, sugiram lá pelos idos do século XIX.

Além delas, o turista ainda pode conhecer outras cidades localizadas no Parque, como Morro do Chapéu, Andaraí e Abaíra, dentre outras. Essas cidades, guardada as devidas proporções, têm algumas similaridades com outras cidades mineiras, a exemplo de Ouro Preto. Assim como Minas, a Chapada Diamantina constitui-se como uma região de serras e morros. Aqui, nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

Vista do morro pai Inácio, na Chapada Diamantina.

O Parque da Chapada Diamantina foi criado em 1985, com a finalidade de proteger a Serra do Sincorá, e não só ela, mas toda a riqueza que esse belo lugar tem a oferecer aos seus visitantes.

Ainda há mais. O Oeste da Bahia se destaca pela concentração de fazendas em longas faixas de terra. A riqueza do conhecido Vale do São Francisco, porém, não se concentra só na produção agrícola e mesmo na agropecuária. O destaque também deve ser dado ao potencial turístico que há na região. Prova disso é o próprio Rio São Francisco, que corta algumas cidades do Vale.

No centro do debate nacional, por causa da polêmica transposição, o Rio São Francisco também tem atraído um grande número de visitantes às cidades ribeirinhas. Depois das discussões em torno da transposição, e do destaque que ganhou no noticiário, o Velho Chico passou a ser rota de turismo para aquelas pessoas, sobretudo, que teme que a transposição venha a acabar com o maior e mais importante rio do nordeste brasileiro.

Vista áerea da cidade de Barreiras, no Oeste do Estado.

Importante notar, que na região Oeste do estado da Bahia há uma ligeira diferença de composição demográfica com a grande Salvador, incluindo o recôncavo baiano. Além disso, recentemente, a atenção desigual que a região recebeu do grupo do falecido ACM fez com que algumas lideranças políticas proposse, em projeto que tramita na Câmara Federal, a criação do Estado do Vale do São Francisco.

Polêmicas à parte, a Bahia, ainda oferece outros pontos para que os turistas possam visitar. A zona turística denominada “Lagos do São Francisco” tem como principal atrativo turístico o Lago de Sobradinho, responsável pela geração de energia tanto para outros estados do Brasil como para a Bahia.

Além dele, o principal atrativo desta região estar na cidade de Paulo Afonso. Aqui o aventureiro encontra uma boa pedida para a prática de esportes radicais. Cercado por paredões rochosos, que formam um vale, cuja profundidade estimada é de 30 a 170 metros, o Rio São Francisco, na cidade de Paulo Afonso, é o grande atrativo para aqueles que não dispensam o eco-turismo associado à prática de esportes radicais. Os turistas ainda podem ficar encantados com a beleza do sertão nordestino. Além disso, ainda há um pouco de história para se deliciar. Paulo Afonso foi a cidade que o famoso Lampião escolheu como refúgio. O município também serviu como cenário para o filme “Baile Perfumado”, gravado em 1996, e dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira.


Imagem da Ponte Metálica, sobre o Rio São Francisco, em Paulo Afonso.

Não poderia ficar de fora desse relato, o sertão baiano. Famoso Sertão da Bahia. Os problemas ainda persistem na região, desde que Antonio Conselheiro andou por essas bandas, lá pelos idos de 1893. Apesar disso, a região entrou para a História político-militar e social do Brasil, depois do massacre de Canudos, narrada pelo jornalista, escritor e engenheiro Euclides da Cunha, em “Os Sertões”. Clássico de nossa literatura. Certamente por isso, o Sertão da Bahia, ainda que timidamente, entrou para a rota turística do estado. Contudo, carece de um melhor aproveitamento do seu potencial turístico.

Com tanta riqueza natural, cultural e histórica, o estado da Bahia, porém, não tem aproveitado bem o seu potencial para atrair mais turistas. O maior volume de turistas que o estado recebe fica concentrado no carnaval. Pior, em Salvador. O que não contribui para a dinamização econômica do estado nem para a melhor distribuição da riqueza advinda do turismo.

Nesse “capítulo”, falamos de uma maneira genérica sobre os principais pontos turístico do estado da Bahia. Uma geral para familiarizar o leitor que pouco conhece o estado. No próximo “capitulo”, vamos falar da maior riqueza que um estado, uma cidade e um país podem ter; do seu povo. Aguardem!

4 comentários:

Ana Fontes disse...

Queremos mais!

Ana Fontes disse...

Dan,
Tô te enchendo de 'coments', né?!
Mas é que tá dando errado... Parece que não quer ir...
Enfim, vou tentar de novo:
1. Eu disse: Ô delícia de Bahia! Tô gostando! :)
2. Queremos mais!!!
(Acho que foi isso... Rs!)
E ainda queria dizer que admiro muito a maneira como você escreve. Sua visão "jornalística" das coisas. As descrições e definições são muito bem feitas. Sempre!
Parabéns! Você é um jornalista de verdade! Digno de grandes jornais!
Bjs!

Ana Fontes disse...

Ah! Já tava me esquecendo!
Conheço pouco da Bahia, só tive a oportunidade de passar umas férias em Alcobaça e outras em Salvador, quando conheci e ameeeeeeei Morro de São Paulo!
Mas essa é outra história...
Bjs!

Daniel Ferreira disse...

Obrigdo, ANa! Muito obrigado pelas doces palavras!

Bem, fico muito feliz quando voce e os demias aigos leitores "enchem" esta caixa de comentário! É muito bom quando isso acontece! Então, fique tranquila....! rsrsrs

Humm... Muito bem, então! Lembro, risos, que voce nos deve um texto contando as suas impressões sobre a boa terra...estamos agurdando...rsrs

Bjos!